sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Paradigmas da Investigação

Para clarificar e aprofundar conceitos e para melhor me situar nesta problemática do processo investigativo, andei em pesquisas que me permitiram iluminar melhor o espírito...

Segundo a fonte consultada, Wikipedia,
Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradigma


É certo e sabido que o investigador precisa de tomar decisões durante o seu trabalho de pesquisa. Por este motivo, este deve conhecer os diferentes paradigmas da investigação: o paradigma positivista, o paradigma interpretativo e o paradigma crítico.
O paradigma positivista ou quantitativo interessa-se essencialmente por obter generalizações teóricas de modo a serem aplicadas universalmente, por controlar e prever os fenómenos.
O paradigma interpretativo ou qualitativo interessa-se por compreender a realidade, querer saber o porquê, a teoria surge depois dos factos, em oposição à positivista.
O paradigma crítico interessa-se por intervir na situação ou contexto.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Webfolio de MEI

Enquanto projecto de trabalho pretende-se que este blog (webfolio) seja um um espaço de construção, reflexão e aperfeiçoamento constante, do meu desempenho nesta Unidade Curricular, durante todo o percurso de desenvolvimento do programa proposto.

O Contrato de Aprendizagem prevê que sejam desenvolvidas e adquiridas, nos alunos, as seguintes competências:

•Projectar uma investigação em Educação
•Realizar pesquisas relevantes e seleccionar a informação relevante para os fins em vista
•Proceder a uma revisão da literatura sobre um dado campo, analisando criticamente a informação pesquisada
•Seleccionar e aplicar métodos e técnicas de investigação, tendo em conta os objectivos da investigação
•Proceder à análise e interpretação dos dados recolhidos numa investigação
• Analisar criticamente o relatório de uma investigação
• Adoptar uma postura ética na actividade investigativa
•Reflectir criticamente sobre o percurso pessoal.

(Contrato de Aprendizagem,MEI-09)

Sob a orientação da Profª. Doutora Alda Pereira, esta unidade curricular tem como objectivos principais, por um lado, reflectir sobre a problemática da Investigação em contexto educacional e, por outro, dotar o aluno de competências úteis com vista ao desenho de um Plano de Investigação pessoal, numa perspectiva da elaboração de uma futura Dissertação do Mestrado, prevista para 2º. ano do Curso.


Uma dos grandes objectivos da unidade é a familiarização com os procedimentos metodológicos que norteiam e permitem a realização de uma Investigação no campo da Educação. Isto implica o conhecimento dos vários métodos de Investigação e dos instrumentos de recolha e de análise de dados, bem como a reflexão sobre as respectivas vantagens e desvantagens.

Cada estudante, membro da comunidade, deverá proceder às leituras e reflexões sobre os temas e questões propostas, fazer pesquisas e preparar comentários e elaborações pessoais de forma a participar activamente em todas as actividades.