sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tema 4 - Problemáticas da Investigação

No concernente a este novo tema, a professora Alda introduz estas considerações:

"No campo da Utilização das Tecnologias no Ensino/Formação, é frequente que a própria investigação se possa traduzir em alterações profundas.
Para isso, podemos escolher uma vertente de investigação-acção. Mas há uma outra hipótese que permite a criação de projectos de investigação que se traduzem em inovações educativas. Trata-se de um método que podemos intitular Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research)."

Assim sendo, propõe que os mestrandos façam uma pesquisa sobre este método, um resumo do mesmo, para posteriormente se proceder a uma caracterização geral.

O post que deixei no fórum dia 23 de Fevereiro foi o resultado da minha primeira pesquisa.
Collins, Joseph and Bielaczyc contrapõem várias metodologias apontando sete grandes diferenças entre métodos da psicologia tradicional e a metodologia experimental do desenho.

O âmago desta distinção é que a Investigação Aplicada sobre o Desenho centra-se na compreensão da prática desorganizada do mundo real, sendo o contexto uma parte fundamental do processo e não uma simples variável irrelevante.

Além disso, a IAD envolve múltiplas variáveis dependentes, a revisão do desenho flexível e a recolha da interacção social. Os participantes não são meros “sujeitos”, são sobretudo co-participantes, quer do desenho, quer da análise.

O foco deste tipo de investigação é o desenvolvimento de um perfil ou teoria que caracteriza o desenho em prática (em oposição ao simples testar de hipóteses).
Categoria: Design- Based Research
Local da investigação: Ocorre no bulício do ambiente da vida real, onde grande parte da aprendizagem realmente ocorre.
Complexidade das variáveis: Envolve múltiplas variáveis dependentes incluindo variáveis climáticas (por ex. a colaboração entre os estudantes, recursos disponíveis), variáveis de resultado (ex. aprendizagem de conteúdo, transferência) e variáveis de sistema (ex. disseminação, sustentabilidade).
Foco da investigação: Centra-se na caracterização do contexto em toda a sua complexidade.
Clarificação de procedimentos: Envolve a revisão do desenho flexível na qual há um conjunto provisório de procedimentos que vão sendo revistos, dependendo do seu sucesso na prática.
Quantidade de interacção social: Envolve frequentemente interacções sociais complexas com participantes que partilham ideias ou se distraem mutuamente, etc.
Caracterização / tratamentos dos dados: Envolve a observação de múltiplos aspectos do desenho e o desenvolvimento de um perfil que caracteriza o desenho na prática.
Papel dos participantes: Envolve diferentes participantes no desenho, bem como aproveitar os seus “conhecimentos” na produção e análise do desenho.

Barab, Sasha A. (2003). Design-based research: clarifying the terms
Journal of the Learning Sciences, volume 13, number 1
Special Issue of "J Learning Sciences" Series. Routledge (pp. 3-5)