quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Guião Entrevista Mcem Eurekas

A entrevista é semi-estruturada e insere-se num estudo de caso sobre as representações de professores do ensino básico/secundário que sejam amigos pessoais dos estudantes do MCEM.

São três as questões de investigação:

1) O que pensam esses professores sobre as redes sociais a exemplo do Facebook, Myspace, Twitter, etc?

2) Como é que vêm a sua (hipotética/real) participação numa rede social?

3) Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?

Eis o produto da nossa labuta. ;)


Guião de Entrevista

As Eurek@s, antes constituídas só por membros do sexo feminino, sofreram duas baixas com a saída da Alexandra e da Luísa, por motivos de saúde. A Áurea e eu ficámos muito pesarosas, mas compreendemos as razões apresentadas pelas colegas. Como o grupo ficou reduzido a estes dois elementos e pela circunstância que o colega João Monteiro também se ter visto a braços com o mesmo problema, decidimos com a anuência da professora Alda, acolhê-lo na nossa equipa.
Deixo ainda  aqui o meu sincero agradecimento às duas excelentes colegas, Xana e à Luísa, grandes amigas e com um espírito colaborativo notável.

Relativamente ao trabalho da actividade 2. Métodos e instrumentos de recolha de dados - 5ª parte, o qual consta da elaboração de um guião por cada equipa para uma entrevista, os Eurek@s puseram mãos à obra e após algumas dificuldades, principalmente de ordem de saúde, conseguiram levar a cabo mais esta empresa.
Penso que está bem conseguido e vai ao encontro dos objectivos preconizados. Em relação aos guiões dos colegas das outras equipas de trabalho, também os considero bem elaborados, denotando grande cuidado na elaboração e sequência das questões, na estrutura geral e até na apresentação gráfica. Parabéns a todos!

Após a discussão em fórum acertar-se-á um guião conjunto, que deverá ser usado na realização de entrevistas no terreno.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Entrevista semi-estruturada



 - Caracteriza-se pela existência de um guião previamente elaborado, o qual serve como documento orientador do desenvolvimento da entrevista.
- Compõe-se de questões abertas e fechadas.
- Pretende que os entrevistados/participantes respondam às mesmas questões.
- Não exige uma ordem rígida nas perguntas.
- Possui um elevado grau de flexibilidade na exploração das questões.
- O desenvolvimento da entrevista tem tendência a adaptar-se ao entrevistado.

    Vantagens:
- Permite um tratamento mais sistemático dos dados.
- Aconselhada para entrevistas a grupos.
- Optimiza o tempo disponível.
- Permite seleccionar temas para aprofundamento.
- Permite introduzir novas questões.

       Desvantagens:
- Requer uma boa preparação por parte do entrevistador que irá conduzir a entrevista.