terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Guião conjunto de entrevista semi-estruturada

Foi criado este guião conjunto de entrevista semi-estruturada, que creio ter ficado enriquecido com o contributo de todos os grupos.

Enquadramento

1. Perfil pessoal e profissional do(a) entrevistado(a)
2. Nível de conhecimento e participação do(a) entrevistado(a) em redes sociais
3. Perspectiva crítica do(a) entrevistado(a) sobre as redes sociais
4. Expectativas do entrevistado(a) sobre a utilização das redes sociais no ensino
5. Validação da Entrevista

1. Perfil Pessoal e profissional do(a) entrevistado(a)
1.1 Sexo :
Masculino □ Feminino □
1.2 Idade:
Menos de 35 anos □ Entre 35 e 45 anos □ Entre 46 e 55 □ Mais de 55 anos □

1.3 Habilitações Literárias ____________________________________
1.4. Grupo de Recrutamento __________________________________
1.5. Disciplina(s) que lecciona _________________________________
1.6 Anos de serviço docente? Menos de 5  Entre 5 e 15  Entre 16 e 25  Mais de 25 
1.7 Exerce actualmente algum cargo de coordenação? Qual ou quais?
1.8 Ao longo da sua formação adquiriu conhecimentos na área das novas tecnologias da informação ou considera-se um auto-didacta?
1.9 Utiliza as novas tecnologias da informação em contexto de aula. Se sim, quais os recursos que utiliza e com que objectivos?

2. Nível de conhecimento e participação do(a) entrevistado(a) em redes sociais
2.1 Das redes sociais que existem, quais as que conhece?
2.2 Refira, se souber, qual o principal objectivo de cada uma das redes sociais que indicou anteriormente .
2.3 Encontra-se inscrito em alguma rede social? Se sim, qual ou quais?
2.4 Que actividades desenvolve nessa rede social?
2.5 Qual a frequência de utilização dessa rede: mensal, semanal ou diária? Apesar de inscrito, raramente ou nunca acede à mesma.
2.6 Se a resposta à questão 2.3 for negativa, indique-nos quais as razões porque não se encontra inscrito ou porque não utiliza as redes sociais.
2.7 E ainda (se a resposta à questão 2.3 for negativa) como vê a sua participação hipotética numa rede social da Internet?
- Possível, pouco possível ou improvável.

3. Perspectiva crítica do(a) entrevistado(a) sobre as redes sociais
3.1 - Fale-nos da sua opinião acerca das redes sociais na Internet (mencionar, se necessário, o Facebook, Hi 5, Myspace ou Twitter) e quais as suas implicações no tipo de relações:
 pedagógicas (notas do entrevistador: entre alunos e professores; possibilidades de interacção; o espaço de aprendizagem; tipos de actividades passíveis de serem desenvolvidas)
 interpessoais (notas do entrevistador: entre jovens e pessoas das diferentes faixas etárias; tipos de interacção; actividades fomentadas; potencialidades da ferramenta)
 familiares (notas do entrevistador: possibilidades de interacção, relações reais entre pais e filhos)

4. Expectativas do entrevistado(a) sobre a utilização das redes sociais no ensino
4.1 Considera que as redes sociais podem ser utilizadas em contexto educativo?
4.2 Que exemplos pode fornecer de possíveis utilizações educativas das redes sociais?
4.3 Considera que as redes sociais podem influenciar a prática pedagógica dos professores? De que forma?
4.4 Considera existirem para os alunos, em termos de aprendizagem, vantagens na utilização educativa das redes sociais?
4.5 Refira 2 vantagens e duas desvantagens que observa na utilização de redes sociais no ensino.

5. Validação da Entrevista

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Realização da Entrevista


No passado dia 22 de Janeiro, realizei uma entrevista preparada e resultante de um trabalho de todos os colegas inscritos na unidade curricular de Metodologias da Investigação em Educação e que teve como principais objectivos os já referenciados no post anterior:
Objectivos da investigação
1. Conhecer o que pensam esses professores sobre as redes sociais (Facebook, Myspace, Twitter, Hi 5, etc…)
2. Identificar o modo de participação (hipotética ou real) numa rede social;
3. Evidenciar as expectativas que estes têm sobre o seu uso no ensino.

Embora anónima, a publicação desta entrevista tem a respectiva autorização da entrevistada. Foram retirados alguns excertos da entrevista.