quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Métodos de recolha de dados

Observação participante


Na Observação Participante, o principal instrumento de pesquisa, é o investigador, num contacto directo, frequente e prolongado com os actores sociais e os seus contextos; as diversas técnicas reforçam-se, sendo sujeitas a uma constante vigilância e adaptação segundo as reacções e as situações.
A. Firmino da Costa em «A pesquisa de Terreno em Sociologia» in ALMEIDA, João Ferreira de / PINTO, José Madureira, A Investigação nas ciências Sociais, Presença, 1995, p 133. (1).

Esta observação deverá ser atenta e integrada, no que concerne aos sujeitos, aos cenários, às acções, reacções e a tudo o que constitua o sistema observado. De acordo com os objectivos previamente estabelecidos, o investigador assumirá uma postura reflexiva perante o observado, tomando notas, registando e recolhendo dados através dos instrumentos que entender convenientes no decurso da investigação.

Se o observador se adaptar ao meio observado, encarando-o como uma fonte de informação e também de aprendizagem, este terá seguramente resultados satisfatórios. Isto deve-se, em grande medida, à complexidade do papel do investigador/observador participante, ao qual é exigido elevados níveis concentração, discernimento e uma boa capacidade de relacionamento com outros indivíduos. O investigador deve certificar-se, de acordo com as suas necessidades de pesquisa e universo em estudo, quais serão as técnicas mais vantajosas e que, ao mesmo tempo, confiram fiabilidade e validade à investigação.

No caso das técnicas de recolha de informação, uma pode ser mais adequada em algumas situações, enquanto que outras poderão ser úteis para o restante processo de investigação. É assim, de grande utilidade, o cruzamento de algumas técnicas para alcançar os nossos objectivos, pois as vantagens de um instrumento de recolha, podem compensar as limitações de outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário