sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Neste tópico, procedeu-se à análise da dissertação O PAPEL DA INTERNET NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO da autoria de Cidália Neto, tendo como suporte a pesquisa efectuada ao longo dos temas anteriores.

Em primeiro lugar devo dizer que, em qualquer processo de recolha de dados, é necessário desenvolver um processo sistemático que assegure a fiabilidade e a comparabilidade desses dados, mais especificamente, é necessário que se estabeleça à partida um plano de amostragem de acordo com a população alvo, com a definição da população a inquirir e com um processo adequado de administração do inquérito.
Tentando dar resposta às questões formuladas pela professora, aqui fica a minha análise.
1- A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?
No seu plano de dissertação, a autora apresenta claramente os objectivos gerais do estudo e operacionaliza-os.

- Verificar as condições de acesso à Internet (professores e alunos).
- Caracterizar a relação de professores e alunos com a Internet, numa perspectiva comparativa.
- Analisar as representações dos dois grupos, no que respeita à Internet e ao seu papel na sociedade, em geral, e na educação formal, em particular.
• Averiguar a forma como os alunos realizam uma pesquisa na Internet. Verificar a facilidade de acesso (ou não) à Internet.
• Verificar a frequência de acesso à rede.
• Apurar as razões de uma fraca navegação na Internet (se for o caso).
• Identificar os interesses que motivam o acesso à rede.
• Caracterizar a relação dos dois grupos com a Internet, em termos técnicos.
• Identificar as representações que os actores educativos têm acerca dos conteúdos presentes na Rede e sua organização.
• Verificar o grau de importância atribuída à Internet.
• Aquilatar o grau de confiança relativamente aos conteúdos que circulam na Internet.
• Comparar as perspectivas e práticas dos dois grupos alvo.
Relativamente ao grupo de professores, pretende-se ainda:
• Caracterizar a relação dos alunos com a Internet, sob o ponto de vista dos professores, em termos técnicos e cognitivos.
• Verificar se os professores ajudam os alunos nas suas pesquisas realizadas na Internet.

2- Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?
Aqui são indicados apenas o tipo de questionários a administrar: constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, p. 66, não especificando, em concreto, a ligação de cada item do questionário a cada um dos objectivos visados, tão pouco o peso atribuído a cada um deles.

3- A amostra é claramente identificada?
Considero que a amostra se encontra claramente identificada: dois grupos de sujeitos, professores e alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, com referência à área de aplicação: escolas da DREN, do distrito do Porto e Bragança, no sentido de permitir uma comparação dos resultados entre o litoral e o interior.

No total aplicaram-se 350 inquéritos aos alunos e ao grupo dos professores foram realizados 110, sem estabelecimento de qualquer distinção entre zonas geográficas, visto que a vida profissional de grande parte dos docentes se caracteriza pela mobilidade constante.

4- É indicado o método usado na definição da amostra?
A existência de professores colocados naquelas escolas parece ter sido critério de selecção das mesmas, uma vez que estes mostraram interesse em colaborar no preenchimento e aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos.

Quanto aos alunos, seleccionou a faixa etária situa-se entre 13 e 15 anos, apresentando uma razão que também julgo não estar bem justificada ou ligada aos objectivos do estudo. A autora invoca a entrada no período da adolescência com as suas características muito próprias relativamente ao sétimo ano, uma razão de escolha que carece de fundamentação mais clara.

Embora não directamente clarificada, a autora usou de uma amostragem não aleatória por conveniência e intencional.
• Amostra intencional: Composta por elementos da população seleccionados intencionalmente pelo investigador, porque este considera que esses elementos possuem características típicas ou representativas da população;
• Amostra por conveniência: Os elementos são escolhidos por conveniência ou por facilidade. As amostras obtidas desta forma não são representativas da população e, em geral, são enviesadas.

5- O questionário usado foi objecto de validação prévia?
Após a sua elaboração o questionário foi submetido à apreciação de 20 alunos e 10 professores. As dúvidas, dificuldades ou sugestões dos intervenientes permitiram corrigir e reformulação algumas questões menos claras ou bem conseguidas.

6- No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?
Para o tratamento dos dados, a dissertante indica o programa Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que se revelasse útil, na sua perspectiva percentual.

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